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Cuidados na Alimentação:

 

  • Evite alimentos refinados (brancos), opte pelos integrais (pão, arroz, biscoitos integrais);
  • Consuma frutas com casca e bagaço. Lembre-se no máximo 3 porções de fruta/dia;
  • Prefira leite, iogurte e coalhada desnatados. Use queijo minas, ricota no lugar de queijos gordos (mussarela, prato...);
  • Inclua no seu dia-a-dia: linhaça, gergelim, granola, farelo de aveia. Utilize-os em saladas, pães, saladas de frutas, leite, iogurte... Seja criativo!!!
  • Acrescente 2 colheres de sopa de farelo de aveia na comida (reduz absorção de glicose e colesterol);
  • Utilize azeites como os de oliva, óleo de canola, milho.
  • Consuma peixe 3 vezes por semana, prefira os mais gordos como: sardinha, atum, cavala.
  • Retire a gordura aparente das  carnes e a pele do frango, sempre grelhados ou ensopados, evite as frituras!!!
  • Menor quantidade de alimentos nas refeições e maior número de refeições o longo do dia – faça no mínimo 6 refeições diárias, as 3 principais (café, almoço e janta), e três lanches (colação, lanche da tarde e ceia).
  • Evite utilizar creme de leite, manteiga, bacon e torresmo.
  • Evite: açúcar, mel, rapadura, melado, geléias, frutas cristalizadas, refrigerantes, sucos prontos e artificiais, pão doce, biscoito recheado, chocolate, bebidas alcoólicas, jejum prolongado ou excesso de alimentação.