PostHeaderIcon Hipertensão - PRESSÃO ALTA

 

Dicas sobre alimentação na hipertensão:

 

  • Evite o excesso de sal, diminua a quantidade de sal nos alimentos aos poucos, seu paladar vai se acostumar...
  • Beba de 8 a 10 copos de água por dia.
  • No lugar de sal utilize temperos  como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, orégano, limão, louro...
  • Cuidado com os temperos prontos, cubos de caldo, temperos tipo Sazón®, sopinhas prontas, eles são ricos em sódio!!
  • Leia o rótulo dos alimentos e evite aqueles que contém muito sódio.
  • Sopas de pacotinho e macarrão instantâneo por exemplo, geralmente são ricos em sódio.
  • Manter o peso dentro da normalidade ajuda a manter o equilíbrio da pressão arterial.
  • Retire a gordura visível das carnes antes de prepará-las.
  • Evite frituras, prefira assados ou grelhados.
  • Evite os queijos amarelos (mussarela, prato, parmesão), prefira queijos brancos (ricota, coalhada, queijo minas).
  • Evite utilizar banha de porco ou gordura vegetal hidrogenada. Prefira os óleos vegetais: canola, oliva, milho, girassol, soja.
  • Opte por alimentos integrais (pão, macarrão, biscoito) no lugar de refinados.
  • Evite conservas e enlatados.
  • Evite embutidos: linguiça, salame, mortadela, salsicha, calabresa, apresuntado.
  • Consuma peixe 3 vezes na semana.
  • Evite alimentos salgados (carne seca, bacalhau) e defumados.
  • Substituir o leite integral por desnatado, caso você não se acostume, opte pelo semi-desnatado, e depois que se acostumar troque pelo desnatado.
  • Consuma alimentos rios em potássio: inhame, feijão preto, lentilha, abóbora, cenoura, couve-flor, vagem, espinafre, nabo, rabanete, abacate, banana, ameixa, laranja, mamão, maracujá.
  • Pratique atividade física regularmente, consulte o seu médico ou educador físico e veja qual o tipo mais indicado para você.
  • Consuma alimentos ricos em magnésio (vasodilatador): couve, salsa, espinafre, gérmen de trigo, pão integral, nozes, amêndoas.
  • Para evitar retenção de líquidos, consuma alimentos de leve ação diurética como chuchu, melão, erva doce, salsão, coentro, berinjela, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia, maracujá, chás de ervas (em especial, chá de salsa, gengibre, canela).
  • Evite ou modere o consumo de álcool.